Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Planos de Trabalhos > A atuação dos agentes produtores do turismo em Marabá por meio do Programa de Regionalização do Turismo e a Aplicação do Mapa do Turismo Brasileiro em Marabá-PA. (concluído)
Início do conteúdo da página
Planos de Trabalhos

A atuação dos agentes produtores do turismo em Marabá por meio do Programa de Regionalização do Turismo e a Aplicação do Mapa do Turismo Brasileiro em Marabá-PA. (concluído)

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 18h17 | Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 18h18 | Acessos: 8

Resumo: O fenômeno do turismo é um processo de reprodução do modo de produção capitalista contemporâneo que, desde o final do século XX até os dias atuais, ganha um avanço significativo no que se refere à movimentação econômica das cidades. No ano de 2011, no Pará, através do Plano Ver-O-Pará do Turismo, a cidade de Marabá passou a ser classificada como região-polo de turismo do polo Araguaia-Tocantins, tal condição impõe à Marabá uma importância regional no turismo. Um dos mecanismos de análise da política de turismo e como ela se materializa no espaço está centrado na atuação dos agentes produtores de turismo. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar as estratégias espaciais dos agentes produtores do turismo de Marabá ligados à política de turismo da região da qual eles pertencem. A metodologia aplicada neste plano reside na análise das ações dos agentes, considerando os critérios exigidos no Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e no Mapa do Turismo Brasileiro. Para isso, utilizam-se entrevistas do tipo semiestruturadas, por meio de trabalhos de campo nas reuniões do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), e demais reuniões que envolvem o turismo na cidade de Marabá. O resultado esperado para este plano de trabalho é uma configuração política do turismo na cidade de Marabá – e da região da qual esta cidade pertence – descontextualizada por parte dos agentes do turismo em Marabá em relação às ideias do PRT.

Objetivo geral: Compreender o papel institucional dos agentes produtores do turismo em Marabá, por meio do Programa Mapa do Turismo Brasileiro.

Objetivos Específicos:

a)      Identificar os agentes do turismo no município de Marabá, produtores do espaço, por meio do Programa Mapa do Turismo Brasileiro.

b)      Identificar e analisar as dinâmicas econômicas relacionadas a atividade turística em Marabá.

Justificativa: Esta pesquisa tem como finalidade estudar as políticas públicas, sobretudo de turismo, a fim de que possam ser traduzidas no espaço geográfico de acordo com a regionalização ao partir dos conceitos acerca de região e regionalização e, ainda, como o Estado atua mediante a sua aplicabilidade. Cunha e Cunha (2012) falam que embora as políticas públicas sejam reguladas e frequentemente providas pelo Estado, elas englobam preferências, escolhas e decisões privadas podendo (e devendo) ser controladas pelos cidadãos (CUNHA e CUNHA, apud MELAZZO 2010, p. 18). É a partir dessa ideia que Steinberger (2013) apresenta em seu texto “A inseparabilidade entre Estado, políticas públicas e território” como o Estado e a iniciativa privada conduzem o mercado mundial, com suas políticas públicas produzidas em uma dinâmica de inseparabilidade de um modelo híbrido, como a própria autora afirma, e que também forma-se uma tríade território, políticas públicas e Estado que, mais uma vez, reforça a inseparabilidade, pois, o Estado está como organizador do território e das políticas públicas, e, da mesma forma, o território, sob esta perspectiva, vincula-se estritamente às deliberações do Estado a fim de que as políticas públicas sejam efetivadas.

Tudo isso citado anteriormente motiva o objeto de pesquisa proposto neste plano que: a) Refere-se à atuação dos agentes produtores do turismo em Marabá; b) Como esses agentes reproduzem os critérios do PMTB no município e, se eles executam tais políticas. Isso significa dizer que, mesmo que o objetivo do PRT seja em função da regionalização do turismo através das regiões turísticas, há uma dinâmica local, ou seja, em Marabá que não caracteriza, de fato, uma regionalização. Diante deste fenômeno, é que se tornou necessária uma investigação dentro dos parâmetros da Geografia Regional.

O turismo em si não é uma política pública espacial, porém as relações sociais caracterizam a necessidade de políticas públicas espaciais no território. Neste caso, não basta, apenas, compreender os fluxos econômicos como sendo uma condição para a atividade turística na região. Por outro lado, é muito importante saber quais condicionantes sociais, naturais e, principalmente, os arranjos econômico-culturais que podem levar a uma estruturação do turismo, com suas sinergias e contradições. No caso do Programa Mapa do Turismo Brasileiro a relação entre as escalas da política em âmbitos federal e municipal tornou-se um amálgama no processo de investigação. Estas considerações nos levaram a ratificar a necessidade de se saber como, afinal de contas, o turismo seria desenvolvido por meio da utilização de um programa de nível federal.

 

Materiais e Métodos: Parte-se de uma análise dialética como método central da pesquisa em que se averigua a relação política de turismo e práticas dos agentes espaciais do turismo notadamente aqueles ligados à política municipal. Para isso utiliza-se análise bibliográfica sobre temas do turismo e da geografia regional.

Além disso, utiliza-se entrevistas semiestruturadas com os agentes públicos do turismo em Marabá, tais como o Secretário e demais indivíduos. Outro procedimento de pesquisa utilizado é o uso da cartografia a fim de mapear possíveis áreas de turismo na cidade de Marabá. A análise de conteúdo é outra ferramenta de pesquisa valorizada neste trabalho.

Área: Geografia do Turismo/ Geografia Regional

Palavras – Chave: Turismo; agentes do turismo; políticas de turismo; mapa; Marabá.

Cronograma:

ATIVIDADES

Meses

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Leitura do Projeto/ Levantamento bibliográfico do tema e leituras complementares

x

x

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

Participação dos Fóruns de Turismo de Marabá

 

 

 

x

x

x

x

x

x

x

x

 

Técnicas de entrevista

 

 

 

x

x

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistas com os agentes públicos do turismo em Marabá

 

 

 

 

 

x

x

x

x

 

 

 

 

Sistematização de dados

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

x

x

Elaboração de artigos em periódicos

 

 

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

Participação em eventos

 

 

 

x

x

 

x

x

x

x

x

x

Participação em Seminários da Propit

 

 

 

x

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página